Treasure, Trash, Tools e Toys: um dos princípios da organização

by Kaza Karis

Comentei anteriormente sobre os cinco princípios da organização… Um deles – e confesso que é um dos que mais gosto – é o Treasure, Trash, Tools e Toys. Sabe o motivo? É que em um processo de organização é com ele que decidimos o que descartar, o que manter e a forma como cada pertence vai conviver conosco no ambiente – seja uma roupa, uma foto ou um objeto de decoração.

Só pra lembrar: os nossos pertences podem ter valor funcional, emocional ou ambos. Uma vez que você entenda os conceitos de funcional e de emocional, vai perceber que todos os nossos bens são classificados em quatro categorias:

Treasure – pertences com alto valor emocional e baixo valor funcional. Pode ser uma boneca antiga que foi passada de geração a geração ou mesmo uma foto de família. Neste caso, no processo de organização o bem deve ficar exposto num espaço de destaque da casa ou ser armazenado com bastante cuidado.

Trash – pertences com baixo valor emocional e funcional. Podem ser objetos quebrados ou que há muito tempo não são usados. Lembra aquele vestido que você comprou há muito tempo e nunca usou? Chegou a hora de passar para a frente. Ao se desapegar, a energia flui no ambiente, pois o novo só consegue entrar se o velho ceder o espaço.

Tool – pertences com baixo valor emocional e alto valor funcional. Eles são superimportantes e devem ser colocados em lugares de fácil acesso. Sabe a caixa de ferramentas básicas para um conserto imediato? Ou as lâmpadas para reposição? Pense nisso na hora de organizar.

Toys – pertences com alto valor emocional e funcional. Estes não podem ser ignorados nem descartados. Precisam ganhar destaque no ambiente, prontos para o uso. A televisão ou o seu tablete entram nessa categoria.

E aí, te ajudei a definir o que fica e o que vai em um processo de organização?

Esse princípio faz parte da técnica de organização oferecida pela Kaza Karis – o Santo Serviço.

www.kazakaris.com.br

Democratizando o design de interiores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s