Organize sua casa e deixe o novo entrar

by Kaza Karis

Organização parece uma tarefa fácil, mas não é. Pelo menos no início ou quando ainda não usamos as técnicas apropriadas. Sim, existem técnicas! E uma vez aplicadas ajudam a manter o ambiente sempre arrumado.

 

O primeiro passo é definir o que se quer arrumar e a partir daí categorizar. Vamos usar como exemplo o guarda-roupa, que é o lugar por onde sugiro começar. Separe todas as roupas e classifique-as por tipo (ex. camisetas, shorts, vestidos, camisas, etc.) ou por ocasião (ex. roupas de passear, para trabalhar, para academia e etc.) ou um mix de ambas. Tente colocar as peças sempre no mesmo local – nada de por uma parte das roupas de academia num armário e parte em outro cômodo da casa. Juntas, é possível visualizar tudo o que você tem e isso evita até a compra desnecessária de peças novas.

 

Como a origem da bagunça é o excesso – temos coisas demais sem organização no nível máximo – acabamos nos esquecendo do que já temos.

 

Por isso, antes de reorganizar as roupas no armário, é importantíssimo e essencial o DESCARTE. Sim, no início esta etapa é bem difícil, mas com o tempo você se acostuma e vai sentir o quanto é libertador e transformador se desfazer do que está encostado e sem uso.

 

Aí vem aquela dúvida: o que descartar? Uma sugestão: escolha ficar com aquilo que te dá alegria quando você toca. Ou seja, as peças que realmente te fazem feliz (técnica desenvolvida pela japonesa Marie Kondo, personal organizer). O restante, descarte!

 

A mágica da organização é aprender a escolher os seus pertences adequadamente. Você vai perceber que o espaço é suficiente para a sua necessidade, pois vai selecionar apenas o volume que cabe perfeitamente na sua casa.

 

Outro ponto importante do processo: quando decidir organizar, faça de uma vez, não comece num dia e deixe para terminar no outro. Isso faz com que a casa/ambiente se mantenha organizada(o), mas em semanas estará tudo bagunçado novamente.

 

Depois que o guarda-roupa estiver em ordem, passe para os documentos, papéis, livros… Os itens com maior valor sentimental – como fotos ou cartas – deixe por último.

 

Arrume uma caixa – chame-a de “Caixa das Relíquias” – para guardar as recordações especiais, como o primeiro sapatinho do seu filho ou um objeto inesquecível.

 

Mas fique atento: quando nos desfazemos de coisas do passado, a exemplo de cartas e de fotos de ex-namorados ou de memórias da infância, é maior a possibilidade de abertura para o novo. Sendo assim, fique apenas com o que te faz feliz!

 

E aí, se animou para começar a mudar sua vida a partir da organização? Se precisar, a Kaza Karis pode te ajudar neste processo!

 

Esse princípio faz parte da técnica de organização oferecida pela Kaza Karis – o Santo Serviço.

www.kazakaris.com.br

Democratizando o design de interiores

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s