A cor amarela na decoração

by Kaza Karis

As cores estão presentes na nossa vida de várias formas e em toda parte, seja na alimentação, nas roupas, nos ambientes, etc.

De acordo com registros históricos, as cores começaram a ser usadas por nossos primeiros ancestrais para atrair a caça. Ao longo dos séculos, passaram a aparecer nas culturas e nas religiões orientais, cuja aplicação se dá em forma de energias. Já no Ocidente, as religiões empregavam as cores nas roupas para definir hierarquias cristãs.

Consta que o mais antigo estudioso das cores foi o filósofo grego Aristóteles, mas foi Isaac Newton quem apresentou os experimentos que revolucionaram os conceitos sobre a luz e as cores.

Ao longo do tempo, descobriu-se que as cores possuem simbologias que influenciam aspectos psicológicos, por meio das emoções que provocam. Não sem motivo, a correta escolha das cores é um importante aliado para o equilíbrio dos ambientes e daqueles que os habitam. A tonalidade pode gerar bem-estar, elevação de autoestima e redução de stress.

A cor amarela, por exemplo, significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. Simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade.

Embora seja uma cor inspiradora, que desperta a criatividade e proporciona concentração e atenção, o uso em excesso pode provocar distração e ansiedade.

É uma cor legal para ser usada em escritórios, em salas de estudo ou em salas de jantar ou estar, justamente por inspirar energia e otimismo, assim como iluminar o ambiente.

Para quem tem um perfil mais discreto, é interessante equilibrar o amarelo com tons neutros ou fechados, como o cinza e os amadeirados. Neste caso, o amarelo pode ser usado como destaque na decoração, seja em um objeto decorativo, um rack ou uma almofada.

Já para o perfil mais ousado, a sugestão é combinar o amarelo com cores mais vibrantes, a exemplo do laranja, do pink ou do turquesa.

Confira algumas ideias:

 

E aí, gostou?

Lembre-se: a Kaza Karis pode te dar dicas bem bacanas numa consultoria superacessível, que pode ser feita pessoalmente ou por Skype. Confira no nosso site e/ou entre em contato pelo e-mail contato@kazakaris.com.br.

www.kazakaris.com.br

Democratizando o design de interiores

*referências retiradas da Internet

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s