Decoração Montessoriana para o quarto do seu filho

By Kaza Karis

A metodologia montessoriana foi criada em 1907 por Maria Montessori. A educadora italiana acreditava que o desenvolvimento da criança ocorre por meio da autonomia, que proporciona a ela crescer livre e autoconfiante. Para que a autonomia seja trabalhada, duas questões são importantes e devem ser levadas em conta: o ambiente em que a criança está inserida e o papel do adulto observador.

Desta forma, do ponto de vista da decoração montessoriana, o quarto precisa ser pensado como um cômodo para o bebê e/ou a criança e não para os adultos.

E, para que isso aconteça, os móveis e os objetos devem ficar na altura dos olhos da criança, para que ela possa desde cedo reconhecer o seu espaço, aprender sobre organização e desenvolver a concentração.

Como a autonomia se dá pela exploração do ambiente, num quarto montessoriano é preciso haver alguns cuidados. Anote as sugestões:

  • A cama deve ser um colchão no chão – ou sobre um tapete em EVA ou sobre um estrado, com o objetivo de bloquear a passagem da friagem. Outra ideia é uma cama baixa, sem grades nem limitações espaciais de um berço, para que a criança possa circular de forma mais independente.
  • Espelho baixo – grudado firmemente na parede – para a criança se olhar e se conhecer (reconhecer).  O espelho é um importante elemento para estimular a parte sensorial.
  • Prateleiras e estantes baixas, cestos ou caixas para colocar os livros, objetos (como fotos e quadros) e brinquedos. Dessa forma, a criança pode brincar com o que quiser e na hora que tiver vontade.
  • Crie um cantinho musical, com uma seleção de músicas variadas (não apenas música infantil), onde a criança possa escutá-las, além de explorar o manuseamento do toca-CDs.
  • Inclua na decoração uma lousa na altura da criança, para ela desenhar. Acrescente também uma cesta com utensílios de cozinha, para ser examinada (como uma colher de pau, copos de plástico), juntamente com um kit de limpeza (rodo e vassoura infantis).

A preocupação na decoração montessoriana é que o quarto seja preparado de forma segura, para a criança mexer e investigar o quanto quiser, sem que os pais se preocupem com a integridade física de seus pequenos. Por isso, anote as recomendações:

  • Evite móveis e outros elementos com quinas;
  • Prefira acrílico a quadros com vidro;
  • Fixe objetos na parede com fita dupla face em vez de usar pregos;
  • Cuidado com móveis instáveis, que possam tombar;
  • Proteja e esconda as tomadas. Se a criança for maiorizinha, explique para o que serve a tomada e os males que pode causar se usada incorretamente.

Confira algumas ideias de quartos montessorianos:

 

E aí, que tal preparar um quarto montessoriano para o seu filho?

Lembre-se: a Kaza Karis pode te ajudar na Organização do Ambiente ou ainda te dar Dicas de Decoração bem bacanas. A consultoria é superacessível e pode ser feita pessoalmente ou por Skype. Confira no nosso site e/ou entre em contato pelo e-mail contato@kazakaris.com.br.

www.kazakaris.com.br

Democratizando o design de interiores

*fotos retiradas do Pinterest

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s