A cor azul na decoração

By Kaza Karis

A cor azul está associada a tranquilidade, serenidade e harmonia, e estimula a criatividade. Em contrapartida, remete a frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito.

É a cor preferida para a grande maioria do povo ocidental e em muitas culturas é considerada a mais protetora. No Oriente Médio, por exemplo, as portas pintadas de azul têm como função proteger a casa dos maus espíritos. Enquanto isso, no sudoeste norte-americano, pintar o teto de azul serve para neutralizar os fantasmas.

O azul também é sinônimo de nobreza. A expressão “sangue azul” surgiu na Espanha. Por conta da cor pálida da pele dos aristocratas, era possível ver suas veias azuis, nascendo daí o conceito – característica que não se nota em peles mais morenas.

Essa mesma ideia foi difundida no antigo Egito, local onde as veias azuladas eram consideradas símbolo de beleza e de status.

Outra curiosidade: antes da invenção dos frigoríficos, usava-se o tom azul-cobalto em cozinhas e em armários, porque os insetos, ao contrário dos seres humanos, perdem energia diante desta cor e se aquietam.

Azul é ideal para expressar sinceridade e suscitar confiança. Além disso, é estimulante e incentiva as conversas entre as pessoas.

Com relação à decoração, os azuis mais escuros costumam dar um ar mais sofisticado e uma atmosfera mais séria ao ambiente. Enquanto os tons mais claros expressam maior doçura e sensação de relaxamento.

Um ambiente azul favorece o exercício intelectual e tranquiliza. Pode criar ambientes vibrantes e inspiradores ou calmos e convidativos. Em função de seu efeito calmante, é a cor ideal para espaços formais, para escritórios ou para dormitórios, principalmente daqueles que são muito agitados e sentem dificuldade de se aquietar para dormir.

Em excesso, o azul pode provocar sonolência. E é interessante combiná-lo com outras cores, a fim de evitar a monotonia.

Confira algumas combinações:

Azul + branco = decor clássica e elegante até jovem e contemporânea, dependendo dos tons de azul. Pode transmitir paz e serenidade.

Azul + rosa = tons mais escuros de rosa e azul, decor mais vibrante. Tons mais claros, decor de estilo romântico, que transmite paz e calmaria.

Azul + cinza = decor sofisticada e chique.

Azul + marrom = decor clássica e mais masculina.

Azul + castanho = tons mais escuros, decor mais dramática, com toque clássico e mais masculina. Tons mais claros, decor mais moderna.

Azul + amarelo = decor airoso e jovial. Tons mais fortes, maior impacto e mais contemporâneo. Tons menos intensos, decor mais harmoniosa e convidativa.

Azul + verde = decor clássica e harmoniosa. Pode passar a sensação de equilíbrio, harmonia e conforto.

Azul + vermelho = decor eclética, 100% urbana ou estilo náutico. Pode ser harmônico e bem aconchegante.

Azul + lilás = decor cool e irreverente. Combinação inesperada, mas que pode trazer muita personalidade ao espaço.

Azul + laranja = decor ousada, transmite vida e energia.

Confira algumas ideias de como usar a cor azul na decoração:

 

E aí, gostou?

Lembre-se: a Kaza Karis pode te ajudar na Organização do Ambiente ou ainda te dar Dicas de Decoração bem bacanas. A consultoria é superacessível e pode ser feita pessoalmente ou por Skype. Confira no nosso site e/ou entre em contato pelo e-mail contato@kazakaris.com.br.

www.kazakaris.com.br

Democratizando o design de interiores

*fotos retiradas do Pinterest

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s