A cor violeta na decoração dos ambientes

By Kaza Karis

Por séculos, a cor violeta era obtida através de algumas espécies de moluscos nativos do Mar Mediterrâneo, que inclusive acabaram sendo extintas.

A secreção do molusco, que está contida dentro de uma pequena veia ou cisto, quando quebrada segrega um fluído branco. Os tecidos eram imersos neste fluído e postos para secar ao sol, revelando a cor violeta. O método de produção consistia em esmagar moluscos inteiros, em seguida salgar essa massa por três dias e finalmente ferver o conjunto com água por dez dias.

Como por muito tempo o violeta foi uma cor muita cara – em função da dificuldade de produzí-la ­– somente a alta sociedade conseguia ter acesso a ela.

Na Roma antiga, por exemplo, a cor estava reservada aos imperadores, aos generais mais gloriosos e aos senadores. Quanto mais elevado o cargo, mais direito a pessoa tinha de usar o violeta em suas vestes.

Embora o processo de fabricação seja mais simples, atualmente a cor ainda é associada a riqueza, a realeza e a elegância. Mas também tem um caráter espiritual, pois está na roupa dos sacerdotes católicos, assim como está presente na religião judaica.

Além disso, é a cor do compromisso e da meditação, provavelmente pelo fato de ser uma mistura da energia da cor vermelha com a tranquilidade do azul.

O violeta tem um cunho protetor, apaixonado e generoso. Sugere sensações muito variadas, dependendo de sua tonalidade. O mais vivo, que tem grande quantidade de vermelho, transmite muita energia; dependendo da tonalidade, pode caracterizar alegria e entusiasmo.

Já o mais escuro tem conotação funerária e em muitos países é a cor do luto em vez do preto. Mas igualmente é uma cor mágica e misteriosa, o que reforça sua opulência.

Na decoração, o violeta é uma cor moderna, elegante e cheia de glamour. Com diversas possibilidades de tons, pode deixar o espaço charmoso e ousado –  se a opção for pelo fúccia – interessante para qualquer ambiente se bem combinado.

Pode também remeter a uma nota nostálgica e romântica, como o tom lavanda – ideal para dormitório. Ou o malva, pois confere uma atmosfera que remete a poder, paixão, sensualidade e/ou luxo.

Na decoração de um ambiente, o violeta, e seus diversos tons, pode estar em uma parede, em uma porta de circulação ou de um armário, assim como no mobiliário ou em acessórios, a exemplo de tapete, almofada ou vaso.

Confira algumas ideias de como usar a cor violeta na decoração:

 

E aí, gostou?

Lembre-se: a Kaza Karis pode te ajudar na Organização do Ambiente ou ainda te dar Dicas de Decoração bem bacanas. A consultoria é superacessível e pode ser feita pessoalmente ou por Skype. Confira no nosso site e/ou entre em contato pelo e-mail contato@kazakaris.com.br.

www.kazakaris.com.br

Democratizando o design de interiores

*Fotos referência retiradas da Internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s