O minimalismo e a decoração dos ambientes

By KAZA KARIS

O minimalismo começou a ganhar força como movimento artístico no século XX, quando a ideia passou a ser trabalhar com poucos elementos fundamentais como base de expressão. E os artistas costumam usar reduzida quantidade de processos e de materiais, simplificando a obra – cores e formas são limitadas e apresentadas com simetria.

O minimalismo também exerce influência na arquitetura, no design, na moda, na música e na tecnologia… e está associado à sofisticação contemporânea.

O Design Minimalista surgiu na década de 80 e a criação de produtos baseia-se na simplicidade e no uso de cores neutras ou mesmo na ausência de cores.

A Arquitetura Minimalista caracteriza-se pela presença de planos perpendiculares, que constroem o espaço tridimensional a partir de formas e de configurações volumétricas simples e refinadas. Estilo de construção “limpa” e sem excessos.

Do ponto de vista da Decoração ou do Design de Interiores, o minimalismo alia a estética à funcionalidade!

A primeira impressão pode passar que se trata de uma decoração fria, desconfortável, chata e desinteressante. Mas, pelo contrário, pode ser elegante, cheia de personalidade e extremamente confortável.

A premissa para a Decoração Minimalista é a do “menos é mais”! Ou seja, caracteriza-se pela ausência quase completa de elementos decorativos, pela simplicidade do mobiliário e pela valorização da comodidade e do conforto. Como o objetivo é valorizar a simplicidade, cada móvel, objeto ou elemento possui uma função e uma razão de existir no ambiente.

Linhas retas e traçados geométricos, assim como a opção por cores básicas e naturais, a exemplo do branco, do preto, do azul, do bege e suas variações, fazem a diferença do minimalismo.

Já os móveis, escolhidos com cautela, não devem obstruir o espaço livre da casa e facilitar as tarefas diárias. A mesa, as cadeiras e o sofá são escolhidos de acordo com sua função específica.

Confira algumas ideias de ambientes decorados com o estilo minimalista:

 

E aí, gostou?

Lembre-se: a KAZA KARIS pode te dar Dicas de Decoração bem bacanas ou ainda te ajudar na Organização da Casa/ do Ambiente. Consultorias superacessíveis. Confira no nosso site e/ou entre em contato pelo e-mail contato@kazakaris.com.br.

http://www.kazakaris.com.br

Democratizando o design de interiores

*Fonte: Pinterest
** Texto escrito por Karis Brito (decoradora e personal organizer) / Revisão do texto: Marisa Brito (jornalista)

#designdeinteriores #interiordesign #decor #decora #decoracao#decoracasas #designerdeinteriores #decorador #arquiteturadeinteriores #arquitetura #architecture #home #lar #homesweethome #office #organizacaodecasa #arrumacaodecasa #arrumacaodomestica #dicasdeorganizacaodecasa #personalorganizer #personalorganizeremsaopaulo #democratizandoodesigndeinteriores #numerologiadosinterioresbykazakaris #numerologiadosinteriores #karisbrito #kazakaris

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s