Dicas de como deixar a casa mais fresca no calor

by KAZA KARIS

Nos dias muito quentes fica fatigante andar pelas ruas e às vezes é difícil até ficar em casa, principalmente quando não há ar-condicionado à disposição. O aparelho também não é a melhor solução, pois além de aumentar consideravelmente o consumo de energia – e sua conta assustar no fim do mês –, pode prejudicar a saúde de quem tem problemas respiratórios.

Por isso, aí vão algumas dicas para te ajudar a deixar a casa mais fresca, mesmo nos dias em que a temperatura sobe além do suportável:

  • Troque as lâmpadas incandescentes, que produzem calor, por fluorescentes ou de LED. Apesar de mais caras, as de LED consomem menos energia, são mais duráveis e não esquentam.
  • Se o seu sofá – ou a sua poltrona – for revestido com tecido quente, como o couro ou o veludo, a sugestão é cobri-lo com uma capa, um lençol ou uma manta mais leve, feita com tecido de algodão.
  • Nos ambientes em que incidência do sol é direta, o interessante é deixar o blecaute baixado ou colocar na janela uma película que reflita a luz. Já nos espaços onde a incidência é indireta, mantenha as janelas abertas para o vento externo entrar e refrescar o ambiente.
  • Outra sugestão: coloque um lençol claro e úmido na janela, que deve ser mantida aberta. Dessa forma, o  ar externo passa pelo lençol e o deixa resfriado.
  • “Turbine” o seu ventilador! Ou seja, deixe-o voltado para você e coloque uma tigela de gelo na frente do aparelho para que o vento difunda o ar gelado.
  • Mais uma ideia: deixe o ventilador virado para a janela – e o ar quente será jogado para fora. No caso de ventilador de teto, deixe-o na função exaustor para que puxe o ar quente para cima.
  • Espalhe vasilhas de água pela casa, tornando o ambiente mais úmido e, consequentemente, a respiração mais confortável em dias muito secos. Mas não se esqueça de trocar a água diariamente, senão você vai criar um foco de mosquito da dengue.
  • Borrife pela casa óleos essenciais. Os de limão, de eucalipto ou de menta ajudam a trazer uma sensação de frescor.
  • Prefira roupas de cama de algodão.
  • Anote esta: coloque os lençóis no freezer ou no congelador por alguns minutos antes de dormir, pois ficará mais fácil pegar no sono. Para não ficarem com cheiro de comida/geladeira, envolva-os em uma bolsa plástica.
  • Umedeça toalhas e use-as como cobertor. Importante: nada de encharcá-las senão a cama ficará molhada e desagradável ao contato.
  • Tenha plantas dentro de casa, espalhadas ou reunidas num canto. Quando regadas, elas transpiram o excesso de água, deixando os ambientes mais úmidos.

 

cedcalor0

E aí, gostou das dicas?

Lembre-se: a Kaza Karis pode te dar Dicas de Decoração bem bacanas ou ainda te ajudar na Organização da Casa/ do Ambiente. Consultorias superacessíveis. Confira no nosso site e/ou entre em contato pelo e-mail contato@kazakaris.com.br.

http://www.kazakaris.com.br

Democratizando o design de interiores

*Fonte: Pinterest
** Texto escrito por Karis Brito (decoradora e personal organizer) / Revisão do texto: Marisa Brito (jornalista)

#designdeinteriores #interiordesign #decor #decora #decoracao#decoracasas #designerdeinteriores #decorador #arquiteturadeinteriores #arquitetura #architecture #home #lar #homesweethome #office #organizacaodecasa #arrumacaodecasa #arrumacaodomestica #dicasdeorganizacaodecasa #personalorganizer #personalorganizeremsaopaulo #democratizandoodesigndeinteriores #numerologiadosinterioresbykazakaris #numerologiadosinteriores #karisbrito #kazakaris

 

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Selma disse:

    Adorei as dicas!

    Curtir

  2. Selma disse:

    Adorei as dicas!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s