Os cinco sentidos e o bem-estar na casa

By KAZA KARIS

Os cinco sentidos fazem parte do sistema nervoso e são responsáveis pela nossa capacidade de interpretar o ambiente ao nosso redor. Têm duas funções em nossas vidas: uma é atender as nossas necessidades básicas de sobrevivência, como nos alimentar ou respirar, e a outra é de nos proporcionar prazer. 

Talvez você esteja se questionando: mas como assim os sentidos podem nos dar prazer?

Segundo o psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro Rubem Alves, nossos sentidos – visão, olfato, paladar, tato e audição – ‘são órgãos de fazer amor com o mundo!’ Mas o prazer proporcionado pelos sentidos dependerá da forma como interagimos com cada um deles.

Por exemplo, ao usar a visão podemos olhar para a paisagem ao nosso redor – e nem sequer percebê-la – ou podemos transformar a visão num órgão de prazer e começar a prestar atenção nas lindas árvores e nas flores que passam por nosso caminho. Ou seja, usar os sentidos para ter prazer e, consequentemente, bem-estar! E podemos estender essa ideia para qualquer um dos sentidos…

Os cinco sentidos também podem ser usados na decoração e/ou na organização da nossa casa para nos propiciar aconchego. 

No caso da visão, cuidar da estética dos ambientes, evitando o excesso de informação e/ou bagunça é uma maneira de nos sentirmos confortáveis e felizes. 

Já com o tato, o interessante é prestar mais atenção nas texturas… pode ser no toque da roupa de cama ou na pintura de uma parede; ou na mistura de texturas, na sala, com o tecido do sofá, da cortina e da diversidade de tecidos nas almofadas. Rubem Alves dizia que ‘o amor se realiza através do tato e que o toque é um ato que nos enche de prazer e de alegria’. 

Quando falamos da audição, é possível transformá-la em conforto ao adquirir o hábito de ouvir música com frequência em casa, mas não apenas de um jeito automático, e, sim, curtindo cada acorde… quem sabe, cozinhar dançando enquanto escuta sua música preferida! A música também pode ser ótima aliada na hora das atividades domésticas, deixando-as mais leves e até gostosas de executar…

Um modo delicioso de usar o olfato como forma de bem-estar é perfumando a casa… Escolha o seu aroma preferido e borrife por todos os cômodos! Os aromas nos induzem a emoções, a comportamentos e a memórias, podendo nos proporcionar muita alegria.

E, para finalizar, uma maneira bacana de estimular boas sensações pelo paladar é dar aquela pausa nas refeições, se “desligando do mundo” (sem celular/sem trabalho). É saborear o alimento e curtir o momento sem transformá-lo numa ação automática.

E aí, que tal? Vamos começar a usar nossos sentidos como forma de prazer e bem-estar?

Sou Karis Brito, Consultora Holística de Organização e Interiores e meu objetivo é proporcionar bem-estar para as pessoas que querem fazer de sua casa um refúgio ou que não se sentem bem na própria casa ou que sentem que a vida não caminha. Ofereço soluções de harmonização, decoração, organização e aromatização da casa.

Quer tirar mais dúvidas? Entre em contato comigo. Será uma alegria te ajudar!

***

KAZA KARIS é uma empresa que te ajuda a promover o bem-estar através de soluções de harmonização, decoração e organização da casa e através de uma linha de produtos – produzidos artesanalmente – que vão proporcionar conforto pelo aroma, perfumando sua casa (KAZA CARE). 

Confira meu site (www.kazakaris.com.br) e/ou entre em contato pelo email contato@kazakaris.com.br.

Se quiser me siga nas minhas redes sociais:  Instagram: @kaza.karis / @kazacare_acasaquecuida  Youtube: KAZA KARIS

 “A nossa casa é como a nossa almareflete nossa essência e nosso estado de espírito!”, Karis Brito.

*FONTE DA(S) IMAGEM(S): SITE UNSPLASH

**TEXTO ESCRITO POR KARIS BRITO (CONSULTORA HOLÍSTICA DE ORGANIZAÇAO E INTERIORES) / REVISÃO DO TEXTO: MARISA BRITO (JORNALISTA)

#oscincosentidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s