By KAZA KARIS
Os cinco sentidos fazem parte do sistema nervoso e são responsáveis pela nossa capacidade de interpretar o ambiente ao nosso redor. Têm duas funções em nossas vidas: uma é atender as nossas necessidades básicas de sobrevivência, como nos alimentar ou respirar, e a outra é de nos proporcionar prazer.
Talvez você esteja se questionando: mas como assim os sentidos podem nos dar prazer?
Segundo o psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro Rubem Alves, nossos sentidos – visão, olfato, paladar, tato e audição – ‘são órgãos de fazer amor com o mundo!’ Mas o prazer proporcionado pelos sentidos dependerá da forma como interagimos com cada um deles.
Por exemplo, ao usar a visão podemos olhar para a paisagem ao nosso redor – e nem sequer percebê-la – ou podemos transformar a visão num órgão de prazer e começar a prestar atenção nas lindas árvores e nas flores que passam por nosso caminho. Ou seja, usar os sentidos para ter prazer e, consequentemente, bem-estar! E podemos estender essa ideia para qualquer um dos sentidos…
Os cinco sentidos também podem ser usados na decoração e/ou na organização da nossa casa para nos propiciar aconchego.
No caso da visão, cuidar da estética dos ambientes, evitando o excesso de informação e/ou bagunça é uma maneira de nos sentirmos confortáveis e felizes.
Já com o tato, o interessante é prestar mais atenção nas texturas… pode ser no toque da roupa de cama ou na pintura de uma parede; ou na mistura de texturas, na sala, com o tecido do sofá, da cortina e da diversidade de tecidos nas almofadas. Rubem Alves dizia que ‘o amor se realiza através do tato e que o toque é um ato que nos enche de prazer e de alegria’.
Quando falamos da audição, é possível transformá-la em conforto ao adquirir o hábito de ouvir música com frequência em casa, mas não apenas de um jeito automático, e, sim, curtindo cada acorde… quem sabe, cozinhar dançando enquanto escuta sua música preferida! A música também pode ser ótima aliada na hora das atividades domésticas, deixando-as mais leves e até gostosas de executar…
Um modo delicioso de usar o olfato como forma de bem-estar é perfumando a casa… Escolha o seu aroma preferido e borrife por todos os cômodos! Os aromas nos induzem a emoções, a comportamentos e a memórias, podendo nos proporcionar muita alegria.
E, para finalizar, uma maneira bacana de estimular boas sensações pelo paladar é dar aquela pausa nas refeições, se “desligando do mundo” (sem celular/sem trabalho). É saborear o alimento e curtir o momento sem transformá-lo numa ação automática.
E aí, que tal? Vamos começar a usar nossos sentidos como forma de prazer e bem-estar?
Sou Karis Brito, Consultora Holística de Organização e Interiores e meu objetivo é proporcionar bem-estar para as pessoas que querem fazer de sua casa um refúgio ou que não se sentem bem na própria casa ou que sentem que a vida não caminha. Ofereço soluções de harmonização, decoração, organização e aromatização da casa.
Quer tirar mais dúvidas? Entre em contato comigo. Será uma alegria te ajudar!
***
KAZA KARIS é uma empresa que te ajuda a promover o bem-estar através de soluções de harmonização, decoração e organização da casa e através de uma linha de produtos – produzidos artesanalmente – que vão proporcionar conforto pelo aroma, perfumando sua casa (KAZA CARE).
Confira meu site (www.kazakaris.com.br) e/ou entre em contato pelo email contato@kazakaris.com.br.
Se quiser me siga nas minhas redes sociais: Instagram: @kaza.karis / @kazacare_acasaquecuida Youtube: KAZA KARIS
“A nossa casa é como a nossa alma, reflete nossa essência e nosso estado de espírito!”, Karis Brito.
*FONTE DA(S) IMAGEM(S): SITE UNSPLASH
**TEXTO ESCRITO POR KARIS BRITO (CONSULTORA HOLÍSTICA DE ORGANIZAÇAO E INTERIORES) / REVISÃO DO TEXTO: MARISA BRITO (JORNALISTA)
#oscincosentidos