A influência das cores no nosso bem-estar

By KAZA KARIS

As cores têm grande influência em nossa vida, pois despertam diferentes tipos de sentimentos em nós… Existem as cores mais quentes, as mais frias e aquelas que são neutras.

No inverno, por exemplo, há o predomínio de cores frias, mais fechadas, com a maior presença do escuro, representado pelo preto – a cor que é a ausência de luz. O excesso de cores frias, ou do preto, nos deixa com menos vitalidade, mais desanimados, depressivos e sem vontade de sair de casa.

Já no verão, ou na primavera, o colorido toma conta, as plantas florescem e nos sentimos mais energizados e felizes…

Uma das maneiras de aproveitar os benefícios das cores na nossa vida é trabalhar com elas na decoração da nossa casa, promovendo assim o nosso bem-estar. 

Aqui vão os significados das cores e algumas dicas de usá-las na decoração: 

  • O Vermelho está relacionado com o elemento fogo. É uma cor que transmite força, entusiasmo, coragem e alegria. Para os chineses, essa cor é associada à sorte.

Numa casa onde as pessoas são mais calmas, são mais medrosas ou mais tristes e desanimadas, o vermelho é uma ótima opção, pois vai trazer mais energia e mais alegria para o lar.

O único cuidado é evitar essa cor no quarto, que é um ambiente para descansar e repor as energias. Neste caso, use o vermelho apenas em detalhes da decoração, seja num porta-retratos, numa almofada ou num enfeite.

  • O Rosa é a cor relacionada ao amor e ao romance. Transmite gentileza, aconchego e harmonia.

Como promove essa atmosfera amorosa e afetuosa, é uma boa alternativa para o quarto do casal, para estimular a harmonia entre os parceiros, ou para o quarto dos filhos, pois transmite a sensação de cuidado.

Numa casa onde os moradores são mais frios também é interessante usar o rosa, pois vai ajudar a promover maior afetuosidade e generosidade.

  • O Laranja é a cor da felicidade e do otimismo. Cor enérgica que estimula a comunicação, gera confiança e entusiasmo.

É uma cor interessante para ser usada nas áreas sociais da casa, para justamente impulsionar a comunicação e a melhor convivência entre as pessoas.

  • O Amarelo, assim como o sol, tem a ver com alegria. É uma cor que ativa a mente, sugere paciência e tolerância.

Ótima escolha para uma casa onde os moradores se sentem muito desanimados ou são muito preguiçosos. Mas use com cautela, pois o amarelo é uma cor quente e, quando usada em excesso, cansa.  

  • O Verde é a cor do equilíbrio, da esperança e da tranquilidade.

Ideal em dormitórios, para justamente ativar a paz e a calma. Caso os moradores sejam muito agitados, pode ser também uma boa escolha para as áreas sociais.

  • O Azul está associado à paz e à suavidade.Como é uma cor relaxante, é adequada para dormitórios, especialmente os das crianças.
  • O Branco é uma cor caracterizada pela suavidade, leveza e pureza. Entretanto, usada em excesso gera desmotivação, desesperança e um ar depressivo. Por isso, mesmo que a opção seja pintar as paredes de branco, use outras cores nos detalhes da decoração (almofadas, enfeites).
  • O Cinza na decoração é excelente, pois traz uma neutralidade bacana para o ambiente. Mas cuidado com o excesso, pois é uma cor fria, que gera depressão e falta de esperança.
  • O Preto é uma cor que, se estiver bem equilibrada, traz elegância e sofisticação. No entanto, precisa ser usada com parcimônia, pois em excesso gera depressão e nos conecta o com nosso lado mais sombrio.

Eu costumo dizer que o mais interessante é tentar de alguma forma trazer todas as cores para a decoração e aproveitar o que cada uma tem de positivo a nos oferecer! 

Sou Karis Brito, Consultora Holística de Organização e Interiores e meu objetivo é proporcionar bem-estar para as pessoas que querem fazer de sua casa um refúgio ou que não se sentem bem na própria casa ou que sentem que a vida não caminha. Ofereço soluções de harmonização, decoração, organização e aromatização da casa.

Quer tirar mais dúvidas? Entre em contato comigo. Será uma alegria te ajudar!

***

KAZA KARIS é uma empresa que te ajuda a promover o bem-estar através de soluções de harmonização, decoração e organização da casa e através de uma linha de produtos – produzidos artesanalmente – que vão proporcionar conforto pelo aroma, perfumando sua casa (KAZA CARE). 

Confira meu site (www.kazakaris.com.br) e/ou entre em contato pelo email contato@kazakaris.com.br.

Se quiser me siga nas minhas redes sociais: Instagram: @kaza.karis / @kazacare_acasaquecuida Youtube:KAZA KARIS

 “A nossa casa é como a nossa almareflete nossa essência e nosso estado de espírito!”, Karis Brito.

*FONTE DA(S) IMAGEM(S): SITE UNSPLASH

**TEXTO ESCRITO POR KARIS BRITO (CONSULTORA HOLÍSTICA DE ORGANIZAÇAO E INTERIORES) / REVISÃO DO TEXTO: MARISA BRITO (JORNALISTA)

#fengshui #numerologiadosinteriores #designdeinteriores #arquiteturadeinteriores #personalorganizer #organizaçaoresidencial #consultoraholistica #aromaterapia #oleoessencial #vamosperfumaromundo #casaequilibrada #bemestarnolar #consultoraorganizaçao #consultoradeinteriores #kazakaris #karisbrito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s